sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Charutos de repolho

Tem coisas que vem desde criança... Quantos anos já se passaram? Lembro da minha mãe fazendo charutos e depois nossa reunião à mesa para saborear. Hoje reunimos a família e passamos momentos deliciosos saboreando essa iguaria de origem árabe. E assim resolvemos compartilhar com vocês. Segue a receita. E bom apetite!

Ingredientes
250gr de carne moída (patinho)
2 gomos de linguiça fresca tipo toscana
100gr de carne de porco (pernil)
1 xícara de arroz
1 repolho
50gr de bacon picado
½ cebola picada
1 tomate
1 limão (suco)
½ xícara de azeite
50gr de queijo ralado
6 folhas de hortelã
1 tablete de caldo de carne
Cheiro verde a gosto
Noz moscada a gosto
Sal a gosto

Preparo
O primeiro passo é cozinhar o repolho para soltar as folhas que receberão o recheio. Então, numa panela grande coloque água suficiente para cobrir o repolho inteiro juntamente com o caldo de carne. Ponha para ferver e deixe cozinhar até que se perceba que é fácil tirar as folhas. Quanto mais inteira saírem, mais fácil e bonito ficará a montagem do charuto. Reserve. No processador coloque a carne (patinho), a linguiça, a carne de porco e o bacon. Despeje essa mistura numa vasilha grande. Ainda no processador você pode colocar o tomate, o miolo do repolho, a cebola, as folhas de hortelã e o cheiro verde. Após tudo estar picado despeje na vasilha onde já estão as carnes. Acrescente a essa vasilha o arroz cru, o suco de limão, o azeite, noz moscada, queijo ralado e o sal. Misture tudo com as mãos. Após esses ingredientes estarem bem misturados, pegue as folhas do repolho e vá enrolando com essa mistura, lembrando para fechar as laterais. Eles vão ficar parecendo um charuto, só que bem mais grossos. Arrume-os em uma panela grande colocando um a um de forma que não haja perigo de abrirem durante o cozimento. Depois dessa montagem, despeje o restante da água de cozimento do repolho sobre os charutos na panela. Podem ser colocados deitados ou em pé, dependendo do tipo de panela que você tenha, mas não é aconselhável colocar uns sobre os outros. Não é necessário cobri-los com a água. Corte tomate em 4 (ou cruz) e galhos de salsinha e coloque sobre os charutos. Leve ao fogo por pelo menos 20 minutos com a panela semi-tampada. Se necessário coloque mais água até que, experimentando, possa notar que o arroz já está cozido. Bom apetite.
Dica: é muito importante o azeite para que os charutos não fiquem secos demais. O tomate do cozimento ajuda nesse processo também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário