sábado, 26 de janeiro de 2013

Receita de arroz

Preparando arroz


Eu sei que pode parecer meio estranho ter receita de arroz num blog culinário, mas resolvi publicar porque já passei por momentos de dificuldade por desconhecer completamente como se faz arroz. Então, segue como uma dica.
Alguns pacotes de arroz vêm dizendo que não é necessário lavar. Eu seguia a risca isso até que um dia resolvi lavar e para minha surpresa me deparei com uma larvar muito semelhante ao bicho da goiaba, só que menor, do tamanho de um grão de arroz. A partir de então sempre lavo meu arroz de olho na água. Ah! Esse bicho boia...

Não é necessário escolher o arroz como se faz com o feijão. Talvez por ele ser branco fica mais fácil para se detectar qualquer corpo estranho. Depois de lavado deixe escorrer.

Numa panela coloque óleo e cebola em rodelas, picada ou ralada. Frite até que ela comece a ficar transparente. Acrescente o alho amassado, fatiado ou processado. Mexa e quando ele começar a mudar de cor acrescente o arroz. Frite o arroz e acrescente o sal. Em seguida despeje a água. Algumas pessoas usam água fria; eu procuro seguir a receita da mamãe e coloco a água para ferver. Deixe a panela semitampada e quando a água sumir de cima do arroz abaixe o fogo e tampe a panela até que a água seque por completo.

Dizem que para congelar o arroz é necessário que ele fique ao dente. Eu nunca fiz arroz com o intuito de congelar. O que faço é aproveitar sobras. Esse sim eu congelo.

As medidas para fazer arroz são as seguintes:

1 xícara de chá de arroz

1 colher de sopa de óleo

1 cebola média ralada ou em rodelas

2 dentes de alho amassados ou fatiados

2 ½ xícaras de chá de água

1 colher de chá de sal

Pode acrescentar no preparo do arroz, antes de despejar a água, durante o processo de fritura, açafrão (processado ou natural, neste último caso em rodelas), para dar ao arroz uma tonalidade amarela, bem amarela. Pode-se usar também orégano, ou ervas finas, azeitonas picadas, cenoura ralada, uva passa e rodelas de tomate (neste caso após acrescentar a água). E substituindo ¼ da água, pode acrescentar vinho tinto e até suco de maracujá. A criatividade voa longe...

No caso de 2 xícaras de arroz a quantidade de água será de 4 xícaras. Não é proporcional... Quanto a cebola, alho e sal também pode ser a gosto. O óleo pode ser substituído por banha, gordura, mas lembre-se de cuidar do colesterol. E o sal também deve ser evitado ou restrito em virtude da pressão arterial.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário