sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Preparando o feijão





Você sabe como escolher feijão? Espero que não seja como eu fazia; colocava o feijão numa vasilha, enchia de água e catava aqueles que boiavam. Os bons ficavam no fundo. Só tem um detalhe: pedras não boiam...
É simples. Coloque o feijão seco sobre uma superfície clara e comece a separar todos aqueles que apresentem qualquer anormalidade. Lembre-se: tamanho não é necessariamente uma anormalidade. Mas feijão partido, com caruncho, início de bolor, com pontos de ferrugem... Se for mais detalhista ainda, pode separar aquele que por ventura veio errado no pacote. Às vezes compramos o feijão carioquinha (mais comum hoje em dia nos supermercados) e no meio vem um roxinho, ou preto. Se quiser pode separar também. Eu não faço essa distinção. Mas um grão de milho, pedras, folhas, gravetos são todos descartados.
Você pode optar por escolher todo o feijão antes de guardar ou então escolher somente aquilo que você vai fazer. Caso opte por escolher o feijão todo, lembre-se de guardar em local bem fechado. Dizem que um pedaço de pão seco dentro desse pote evita a criação de carunchos.
Como feijão escolhido (ou catado, como era comum falar antigamente ou no interior), basta lavar com água corrente deixa-lo de molho. Quanto mais de molho ele ficar, menos tempo de cozimento na panela de pressão será necessário. Se deixar de um dia para o outro, provavelmente 5 minutos de pressão é suficiente.
Nesse cozimento pode acrescentar: bacon em pedaços, couro do bacon, linguiça defumada, folha de louro. Eu costumo acrescentar bacon ou o couro do bacon e folha de louro. Depois que ele estiver cozido então numa frigideira ou panela menor vou fazer o tempero fritando no óleo primeiro a cebola picada ou ralada, alho, sal e pimentão (de qualquer cor). Quando tudo estiver refogado coloco um pouco do feijão, deixo ferver e acrescento o restante. Pode transferir tudo para a panela de pressão ou na panela em que iniciou o tempero.
Uma dica: se for cozinhar uma grande quantidade de feijão visando congelar parte dele é conveniente reservar antes de temperar. Quando descongelar vai fazer um novo tempero o que vai dar um ar de feijão novo.
As medidas para fazer o feijão são:
1 xícara de chá de feijão
Água para cobrir em pelo menos mais dois dedos acima da linha do feijão
1 folha de louro
Bacon e/ou linguiça defumada à gosto
Para o tempero utilizar:
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola média ralada
2 dentes de alho amassado ou fatiado
1 colher de chá de sal
Pode-se acrescentar pimentão picado e cominho a gosto.
Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário