De modo geral fico em dúvida quando escrevo o nome desse vegetal, berinjela ou beringela? Sempre acabo escrevendo com "j". Um dia resolvi ler um pouco mais sobre a dita cuja e encontrei na Wikipédia uma nota que achei interessante.
No Brasil, a Academia Brasileira de Letras registra apenas a forma berinjela, grafada com a letra J juntamente com o Dicionário Aurélio; o Dicionário Houaiss registra beringela (com G).
Isso é o que eu chamo de peculiaridades da nossa língua. Mas vamos ao que interessa que é uma receita prática e muito saborosa.
Ingredientes:
2 berinjelas médias bem poupudas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
2 cebolas médias
2 dentes de alho
nozes picada a gosto
uva passa a gosto
azeitona verde
vinagre ou limão a gosto
sal a gosto
temperos variados (orégano, pimenta calabresa, tomilho)
azeite
Modo de preparo:
Descasque a berinjela em tiras finas. Corte também em tiras os pimentões e a cebola. Pique os alhos e coloque tudo na panela de pressão. É isso mesmo, na pressão. Adicione todos os temperos. Regue com o azeite e misture. Acenda o fogo e feche a panela. Quando a pressão começar a apitar desligue o fogo. Destampe só depois de uma hora aproximadamente. Acrescente as azeitonas e as nozes picadas. Misture com cuidado. Coloque num recipiente com tampa e leve à geladeira.
Fica uma delícia para comer com pão ou torrada. Quanto mais dias passa mais gostosa fica pois o sabor vai apurando.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário