quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Macarrão com ricota e bacon




                         Adoro macarrão e por isso não poderia deixar de publicar uma das formas preferidas do meu paladar... Em breve vem uma receita com brócolis, que me faz lembrar muito minha mãe.

Ingredientes:

1 pacote de macarrão de sua preferência (500gr)

3 litros de água

2 colheres de sopa de sal

Fio de azeite

1 ricota (500gr)

100gr de bacon em cubos

1 cebola pequena picada

Leite quanto baste
Cheiro verde a gosto (se desejar)

Sal a gosto



Preparo:

                Coloque a água para ferver juntamente com o sal e o fio de azeite. Enquanto a água ferve vá preparando a ricota. Corte a ricota grosseiramente em cubos. Numa panela coloque o bacon e se necessário um fio de óleo ou azeite para ajudar o bacon a soltar a própria gordura. Quando o bacon estiver quase no ponto (crocante) despeje a cebola picada e mexa tudo. Quando a cebola estiver macia despeje a ricota e vá incorporando os ingredientes. Acrescente o sal e se desejar cheiro verde ou orégano. Se sentir que a mistura está muita seca despeje aos poucos leite. É natural a ricota começar a desmanchar, mas não deixe que se desmanche por completo. Nesse tempo a água já deve ter fervido e a massa (macarrão) já deve ter sido cozida. Deixe o macarrão al dente e escorra. Numa panela grande despeje o macarrão escorrido e a mistura de ricota. Vá mexendo até todos os ingredientes estarem bem incorporados. Servir quente com queijo parmesão salpicado por cima. Acompanha bem carne de porco assada ou frita.

Dica: costumo usar massas tipo penne (como o da foto), caracol ou parafuso.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Torta de liquidificador




           Esqueça tudo o que você já ouviu falar e provou de torta de liquidificador. Às vezes até vai muito bem aquela massa meio solada, mas essa receita garanto que não tem como se envergonhar perante amigos. E pode falar de boca cheia que é torta de liquidificador.



Ingredientes:

Massa

4 ovos

½ xícara de chá de azeite de oliva

½ xícara de chá de óleo

1 ½ xícara de chá de leite

1 ½ xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho picado

1 cebola média picada

2 xícaras de chá de tomate sem pele e sem sementes picado

1 copo de requeijão cremoso

2 xícaras de chá de mussarela ralada grossa

Cobertura

½ xícara de chá de farinha de rosca

½ xícara de chá de queijo parmesão ralado

Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira



Preparo:

                Primeiro prepare o recheio. Aqueça o azeite e refogue a cebola e em seguida o alho. Acrescente o tomate e deixe refogar por mais 10 minutos em fogo médio. Por fim acrescente o requeijão e misture. Reserve. Bata no liquidificador os ovos, o azeite, o leite, a farinha de trigo e o sal até ficarem homogêneos. Despeje em uma tigela, acrescente o fermento e misture. Para montar coloque metade da massa em uma assadeira ou refratário retangular de 20x35x8cm untada e enfarinhada. Cubra com o recheio reservado e distribua a mussarela por cima. Despeje e espalhe o restante da massa. Misture em um recipiente a farinha de rosca e o queijo parmesão. Salpique essa mistura sobre a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido (200º C) por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.

Dica: Você pode acrescentar ao recheio azeitona picada, champignons em lâminas, orégano, bacon em cubinhos, cheiro verde picado, palmito picado, calabresa picada ou ralada, cenoura ralada ou cortada em cubinhos.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Gelado de limão




                            Essa sobremesa eu conheci através de um amigo de trabalho. Na hora não dei muita importância, mas achei uma coisa tão fácil de fazer e tão gostosa que considerei dividir com todos. Vale a pena.
 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina sem sabor
1 envelope de Tang sabor Limão

Preparo:
                Dissolva a gelatina sem sabor como recomendado no próprio envelope. Mas como não achei uma explicação muito clara de como dar continuidade ao preparo, após o banho-maria acrescentar mais ½ litro de água para continuar a dissolver. Espere esfriar e mistura a gelatina com o leite condensado e o pó do suco Tang de limão. Bata tudo no liquidificador e ponha na geladeira para gelar. Se desejar decore com raspas de limão e/ou um "fitilho" feito com a casca do limão, como na foto.

Dica: pode ser usado qualquer sabor, mas recomendo alguma fruta com sabor mais ácido, cítrico para não ficar muito enjoativo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Patê de cebola


Essa é uma receita muito boba e que todo mundo deve saber ou já fez um dia, mas achei que não deveria faltar aqui no nosso blog. Mais fácil que essa nem tirar doce de criança...

Ingredientes:
1 pacote de sopa de cebola
1 lata de creme de leite

Preparo:
                Junte os dois ingredientes numa vasilha e mexa. Servir com pão, torradas, biscuit e tudo mais que sua imaginação permitir.
Dicas: pode acrescentar temperos sem muito exagero (um ou outro e não todos) como salsinha, cebolinha (cheiro verde), ervas finas, orégano e mais o que sua criatividade permitir. Um dos segredos da cozinha e ousar, arriscar, tentar, experimentar novas opções, novas ideias.
Esse patê vai muito bem com pão italiano fresquinho. Huuummm...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Strogonoff
















                Essa é uma das minhas comidas preferidas. Talvez por isso aprendi tão facilmente a fazer. As vezes pode até parecer complicado, mas não é. Vou ensinar e explicar como é fácil fazer essa delícia da culinária russa.

Ingredientes:
500gr de carne (patinho) cortado em tiras
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
4 colheres de sopa de purê de tomate
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
300gr de champignon em lâminas ou cortado em 4 (dependendo do tamanho)
1 lata ou 2 caixinhas de creme de leite

Preparo:
                Numa panela relativamente grande coloque a manteiga ou margarina para derreter. Acrescente a carne e vá mexendo de vez em quando até ela parar de soltar suco. Deixe queimar, pegar nas laterais da panela. Retire a carne da panela e reserve num prato. Na mesma panela, sem lavar, ou seja, aproveitando o “queimado” da carne juntamente com restante da manteiga que sobrou coloque a cebola picada. Misture e verá que aos poucos o queimado começa a incorporar na cebola. Quando está estiver macia volte a carne para panela e mexa os ingredientes. Acrescente o purê de tomate e mexa mais um pouco. Em seguida acrescente o catchup, a mostarda e o molho inglês. Mexa e em seguida tampe a panela. Deixe o sabor entre os ingredientes começar a apurar. Acrescente em seguida o champignon, mexa e tampe mais uma vez a panela. Acrescente por último o creme de leite e nunca deixe ferver. Vá mexendo e ao primeiro sinal de fervura (quando começar a querer aparecer borbulhas do fundo da panela), desligue e está pronto para servir. Acompanha como mostram as fotos, arroz branquinho e bem solto e batata palha. Note que não foi necessário acrescentar nenhum outro tipo de tempero, como sal, por exemplo. Mas se gostar de uma comida mais picante pode adicionar molho de pimenta a gosto.
Dica: se gostar do strogonoff mais líquido é só acrescentar um pouco de leite.