segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cozido de Carne com Cerveja Stout



Uma das coisas que mais gosto de fazer é reunir a família e os amigos. Neste contexto cozinhar é um prazer. Vem uma vontade de agradar a todos para desfrutar os bons momentos da vida. 

Há alguns domingos atrás tivemos um momento desses aqui em casa. Foi um almoço entre irmãos. Cada um trouxe um prato. Eu me encantei com uma receita que vi na Revista Mais do Pão de Açúcar. Uma publicação bimestral com fotografias de ótima qualidade e reportagens diversificadas. Pois bem, folheando a revista fui capturada pela imagem de um prato, Cozido de Carne com Cerveja Stout. Resolvi arriscar, mudei algumas coisinhas e ficou muito bom!

Esta é uma receita com um rendimento para 4 porções bem generosas. Se os seus convidados não forem glutões serve 6 pessoas com tranquilidade. 

De modo geral os cozidos são práticos de serem feitos e vão bem com os dias mais frios. É um prato que fica bonito e muito saboroso. A escolha da carne depende do gosto de cada um. Eu, pessoalmente, achei o coxão mole muito seco. 

A cerveja preta, indicada nos ingredientes, é bem encorpada e amarga. Caso você troque este item certamente terá outro resultado. Costumo encontrá-la nas lojas do Pão de Açúcar.


Ingredientes
1 kg de carne para cozinhar (coxão mole, músculo ou costela)
2 colheres de sopa de azeite
70 g bacon picado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Pimenta-do-reino branca e pimenta calabresa a gosto
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de extrato de tomate Elefante 
1 tomate fresco 
450 ml de cerveja tipo stout 
2 xícaras de cenouras picadas em pedaços grandes
sal e alecrim a gosto

Modo de preparar:
1. Corte a carne em cubos de aproximadamente 3 cm. Coloque em um recipiente e unte com uma colher de azeite. 
2. Separe a farinha, tempere-a com as pimentas e o sal e jogue na carne, misturando bem.
3. Aqueça o restante do azeite na panela do cozido e frite o bacon.
4. Acrescente a carne e refogue, deixando dourar levemente. Adicione as cebolas, o alho, o extrato de tomate e o tomate fresco, tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
5. Despeje a cerveja e coloque o alecrim. Tampe e cozinhe até a carne ficar macia; cerca de 1 hora em panela de pressão ou 2 horas (dependendo da carne) em panela convencional e fogo baixo mexendo de vez em quando. Fiz com coxão mole e deixe 3 horas. 
6. Quando a carne estiver macia acrescente a cenoura e deixe cozinhar mais meia hora, acerte o sal e a pimenta.
7. Caso perca muita água no cozimento, complete com mais um pouco de cerveja.
8. Sirva em pirex fundo colocando por cima vagens cozidas o que dá um belo contraste ao molho que fica com avermelhado escuro. 

Um bom acompanhamento é purê de batata ou de mandioquinha.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário