quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pão sem Sovar


Comecei essa receita um pouco incrédula de que ia dar certo, mas o final me surpreendeu: um pão macio, com uma ótima crosta e bem saboroso. E o melhor: é fácil de fazer e a gente não sai com o braço doendo!
Receita do Jim Lahey
Rendimento: Um pão de cerca de 700 gramas
Ingredientes
- 3 xícaras de farinha de trigo
- ¼ de colher de chá de fermento biológico seco instantâneo
- 1 ¼ colher de chá de sal
- 1 ½ xícara de água
Como fazer
1. Numa tigela grande, adicione o fermento, a farinha e o sal. Respeite essa ordem, pois o sal colocado diretamente sobre o fermento pode prejudicar o crescimento do pão. Acrescente a água e misture com uma colher grande até ficar homogêneo. A massa vai ficar bem pegajosa.
2. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por pelo menos 12 horas, de preferência por 18, em temperatura ambiente. Esse tempo é calculado numa temperatura ambiente de 21 graus, então se estiver muito mais frio ou quente, o tempo pode variar. A massa está pronta quando a superfície está cheia de bolhas, algumas bem pequenas e algumas maiores.
3. Polvilhe suas mãos e uma superfície lisa com farinha e coloque a massa nela. A massa vai estar bem pegajosa, mas tente abrir no formato de um retângulo e fazer duas dobras sobre ela mesma, no sentimento do comprimento. Unte com azeite ou óleo uma forma retangular de pão e coloque a massa nela com o lado das dobras para baixo. Se você não conseguir dar o formato não tem problema. Apenas coloque a massa na forma untada e vá ajeitando com as mão até que ocupe todo o fundo. Cubra com um pano de prato e deixe crescer até que ocupe a forma toda, chegando quase na borda. O meu demorou uma hora para chegar nesse ponto.
4. Preaqueca o forno a 230 graus por 20 minutos. Se tiver uma pedra para pizza, aqueça o forno com ela dentro. Antes de colocar o pão no forno, polvilhe um pouco de farinha por cima e use uma faquinha serrada para fazer um corte ou dois no topo da massa. Asse por 30 – 35 minutos, virando a forma no meio do tempo para que asse por igual. O pão está pronto quando o topo está dourado e, ao bater com os dedos (como se fosse bater numa porta), você ouvirá um som oco.
5. Deixe o pão amornar, desenforme e sirva. Eu usei para fazer um sanduíche com queijo emmental e cebolas carameladas.

Um comentário: