sábado, 26 de janeiro de 2013

Receita de arroz

Preparando arroz


Eu sei que pode parecer meio estranho ter receita de arroz num blog culinário, mas resolvi publicar porque já passei por momentos de dificuldade por desconhecer completamente como se faz arroz. Então, segue como uma dica.
Alguns pacotes de arroz vêm dizendo que não é necessário lavar. Eu seguia a risca isso até que um dia resolvi lavar e para minha surpresa me deparei com uma larvar muito semelhante ao bicho da goiaba, só que menor, do tamanho de um grão de arroz. A partir de então sempre lavo meu arroz de olho na água. Ah! Esse bicho boia...

Não é necessário escolher o arroz como se faz com o feijão. Talvez por ele ser branco fica mais fácil para se detectar qualquer corpo estranho. Depois de lavado deixe escorrer.

Numa panela coloque óleo e cebola em rodelas, picada ou ralada. Frite até que ela comece a ficar transparente. Acrescente o alho amassado, fatiado ou processado. Mexa e quando ele começar a mudar de cor acrescente o arroz. Frite o arroz e acrescente o sal. Em seguida despeje a água. Algumas pessoas usam água fria; eu procuro seguir a receita da mamãe e coloco a água para ferver. Deixe a panela semitampada e quando a água sumir de cima do arroz abaixe o fogo e tampe a panela até que a água seque por completo.

Dizem que para congelar o arroz é necessário que ele fique ao dente. Eu nunca fiz arroz com o intuito de congelar. O que faço é aproveitar sobras. Esse sim eu congelo.

As medidas para fazer arroz são as seguintes:

1 xícara de chá de arroz

1 colher de sopa de óleo

1 cebola média ralada ou em rodelas

2 dentes de alho amassados ou fatiados

2 ½ xícaras de chá de água

1 colher de chá de sal

Pode acrescentar no preparo do arroz, antes de despejar a água, durante o processo de fritura, açafrão (processado ou natural, neste último caso em rodelas), para dar ao arroz uma tonalidade amarela, bem amarela. Pode-se usar também orégano, ou ervas finas, azeitonas picadas, cenoura ralada, uva passa e rodelas de tomate (neste caso após acrescentar a água). E substituindo ¼ da água, pode acrescentar vinho tinto e até suco de maracujá. A criatividade voa longe...

No caso de 2 xícaras de arroz a quantidade de água será de 4 xícaras. Não é proporcional... Quanto a cebola, alho e sal também pode ser a gosto. O óleo pode ser substituído por banha, gordura, mas lembre-se de cuidar do colesterol. E o sal também deve ser evitado ou restrito em virtude da pressão arterial.

Bom apetite!!!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sopa de abóbora com linguiça


Quando a temperatura cai logo dá vontade de tomar um caldo. Hoje meu namorado e eu fizemos uma sopa de abóbora com linguiça que ficou uma delícia!
Usamos a abóbora jacaré muito comum pelas bandas de Minas Gerais. Caso não encontre use de outra qualidade recomendo a abóbora de pescoço também vendida em bandejas no supermercado já descascadas e cortadas.
Caso opte por comprar a abóbora inteira é aconselhável optar por abóboras sem sinais de ferimentos e que apresentem cascas sem brilho, visto que isso significa que elas já amadureceram.



Ingredientes:
1 kilo de abóbora jacaré descascada
1 tablete de caldo de legumes Knorr
300 gramas de linguiça toscana de pernil sem pele
3 dentes de alho pequenos espremido
cebolinha picada a gosto
pimenta calabresa a gosto
sal se necessário

Modo de preparo:
Na panela de pressão coloque aproximadamente  500 ml de água, o caldo Knorr e a abóbora. Cozinhe por 10 min após o sinal da pressão.  Deixe a panela esfriar, abra a panela e com uma escumadeira coloque os pedaços de abóbora no liquidificador com parte da água do cozimento. Reserve o restante da água e acrescente aos pouco se necessário. Por vezes parte da água é desprezada.
Coloque o creme na panela, acrescente o alho, a linguiça "esfarelada" e a pimenta calabresa. Experimente e se necessário corrija o sal. Cozinhe por aproximadamente 15 min. em fogo baixo.
Ao servir acrescente a cebolinha picada.
Essa receita dá 4 porções generosas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Torta de aveia e banana

De modo geral quando se fala em aveia o primeiro pensamento nos leva para o bom mingau de aveia. 

Aveia é um cereal de grande valor nutritivo e nem sempre explorado pela nossa culinária. Vou procurar outras alternativas para postar. Espero que gostem dessa sobremesa simples de fazer e que também pode ser servida num lanche ou café da manhã.






Ingredientes:
2 xícaras de aveia em flocos (não instantânea)
1/2 xícara de nozes picadas
1/3 de xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 ½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
2 xícaras de leite
3 colheres de sopa  de mel
1 ovo grande
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
2 colheres (chá) de essência de baunilha
3 bananas nanica madura em rodelas

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 190ºC e unte uma assadeira quadrada de 20 centímetros
Numa vasilha, misture a aveia, metade das nozes, o açúcar, o fermento, a canela e o sal. No liquidificador bata o leite, o mel, o ovo, metade da manteiga e a baunilha.

Arrume as bananas cortadas em rodela no fundo da assadeira untada. Cubra-as com a mistura de aveia e despeje a mistura de leite devagar. Sê algumas batidinhas na assadeira para que leite passe pela aveia. Espalhe por cima o restante das nozes.

Asse por 35 a 45 minutos, até ficar dourado por cima. Retire do forno e regue com o restante da manteiga derretida. Sirva com sorvete de creme e, se gostar, coloque um fio de mel.

Vou experimentar fazer essa receita novamente só que vou colocar uns pedacinhos de chocolate ao leite junto com a banana. Huuum... algo me diz que essa combinação dará bons resultados.




domingo, 6 de janeiro de 2013

Biscoito de Magali


2 xícaras farinha de trigo integral (ela gosta da mais fina).
1/2 xícara de manteiga de amendoim (não é Amendrocrem !!! Encontro no Mundo Verde).
1 xícara de água morna (aproximadamente, até dar a liga e essa mistura dá liga muito fácil).

Abrir com um rolo, +/- meio centímetro, e cortar (um cortador daqueles de inox).
Se encontrar um cortador no formato de um osso nos avise!

;-)

Forno médio por 50 minutos. Virar aos 25 minutos os biscoitos para que dourem por igual.
Deixar esfriar dentro forno (ficam mais sequinhos).

Magali